O autocontrole na vida é muito importante, mas existe alguma área da sua vida que está fora de controle?
Talvez sejam as finanças, questões morais, relacionamentos, atitudes, hábitos, fofocas ou preguiça. A falta de autocontrole em qualquer parte de nossas vidas não condiz com quem somos em Cristo. Seu desejo é que vivamos em plena entrega a Ele, para que Seu Espírito possa produzir em nós o fruto do autocontrole.
PONTOS DA MEDITAÇÃO
Se estivermos em uma guerra de cabo de guerra com Deus pelo controle de nossas vidas, experimentaremos tensão, estresse e infelicidade porque estamos em desacordo com Ele. Sempre que deixamos nossos desejos e impulsos governarem nossas vidas, não haverá descanso, paz ou alegria.
Você luta com algum desses desejos?
Aceitação pelos outros. Quão poderosa é a necessidade de aceitação em sua vida?
Ser amado pelos outros. Isso é um fator motivador em suas decisões?
Prazer. Você é dominado por qualquer coisa divertida ou que o faça sentir-se bem no momento?
Sexo. Você tem desejos por prazer sexual fora dos limites da vontade de Deus?
Riqueza e segurança. São prioridade em sua vida?
Realização. Um desejo saudável de se destacar se tornou competitivo e fora de controle?
Notoriedade ou fama. Você busca prestígio sem considerar o custo?
Felicidade. O que você fará ou se tornará na busca pela felicidade?
Atração pessoal. Você está consumido com o desejo de parecer melhor do que os outros?
Controle. Você anseia controlar outras pessoas ou estar em posições de poder e autoridade?
Autoaceitação. Você está insatisfeito consigo mesmo e com como Deus o fez?
A Carne Versus o Espírito
O autocontrole é pensar antes de agir e considerar seriamente os possíveis resultados. É um aspecto do fruto do Espírito que contrasta com as obras da carne.
As Obras da Carne. “Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: imoralidade, impureza, sensualidade, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus” (Gálatas 5:19-21).
Esta é uma lista de ações que não são do Espírito, mas da natureza pecaminosa carnal. O aviso é dado de que aqueles que praticam esses pecados não verão o céu. Isso não se refere a tê-los cometido no passado ou falhar ocasionalmente em resistir à tentação em uma dessas áreas.
A palavra “prática” é a chave para uma compreensão precisa deste texto. Praticar significa torná-lo um hábito consistente, um estilo de vida ou uma identidade. Aqueles que fazem isso provavelmente não são verdadeiros cristãos porque ninguém que ainda vive continuamente no pecado está realmente salvo.
As Obras da Carne.
“Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, autocontrole” (Gálatas 5:22-23).
Essas são atitudes que resultam do trabalho do Espírito Santo dentro daqueles que confiaram em Jesus como Salvador e Senhor. As pessoas com essas características contrastam fortemente com a sociedade ao seu redor porque são atributos semelhantes a Cristo. Há lugares onde não irão, atividades das quais não participarão e coisas que não assistirão porque fazer isso não condiz com quem são em Cristo.
Todos os que foram genuinamente salvos viram as costas para o pecado. Embora isso não signifique que nunca pecarão, seu estilo de vida anterior foi renunciado. Agora estão comprometidos em obedecer ao Senhor e andar em Seus caminhos, não nas obras da carne. Ao se submeterem ao Espírito Santo dentro deles, Ele produz Seu fruto que é um reflexo de Cristo e uma bênção para eles.
A batalha surge quando aqueles de nós que são crentes querem fazer o que é certo, mas sentem algo nos puxando na outra direção. A única maneira de quebrar essa tensão é se render ao Senhor confessando e se afastando do pecado e entregando o controle de nossas vidas a Deus. Se recusarmos a fazer isso, nos tornaremos mais escravos desse pecado e perderemos as bênçãos e recompensas da obediência.
Pode parecer impossível abandonar um pecado que nos escraviza, mas não é se tivermos o Espírito Santo dentro de nós. Ele nos capacita a nos afastarmos dele e nos entregarmos a Deus. Quando o Espírito tem controle de nossos pensamentos e ações, então seremos capazes de pensar antes de agir e ter a disposição e a força para seguir a vontade de Deus para nossas vidas.
A Chave para o Autocontrole
O autocontrole exige que pensemos antes de agir. Se falharmos nisso, nos arrependeremos mais tarde.
Devemos ter um forte desejo de obedecer a Deus. Se não o fizermos, não vamos vencer a batalha interior com o pecado ou viver um estilo de vida piedoso.
Devemos acreditar em nossos corações que o Espírito Santo que vive em nós nos capacitará. A condição maligna de nossa sociedade não precisa nos dominar porque não lutamos essa batalha sozinhos. O Espírito fornecerá o capacitação para que possamos renunciar ao pecado e viver em submissão a Ele.
Quando somos tentados a ceder ao pecado, devemos nos fazer as seguintes perguntas:
Como isso vai me afetar espiritualmente?
Como isso vai me afetar financeiramente?
Como isso vai afetar minha saúde?
Como isso vai afetar como os outros me veem? Eles verão alguém que está realmente comprometido com o Senhor ou alguém que se diz cristão, mas não vive como um? É evidente o fruto do Espírito em minha vida o dia todo, todos os dias?
Isso é melhor do que ter o melhor de Deus para minha vida?
Não seja enganado.
Uma vida gasta andando no Espírito e produzindo Seu fruto nem sempre é fácil, mas é o melhor plano de Deus para nós.
Além disso, consequências sérias e dolorosas nos aguardam se cedermos ao pecado.
Paulo nos adverte sobre isso em Gálatas 6:7: “Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará.”
Reivindicar Cristo como Salvador e depois viver como quisermos zomba de Deus e resulta em uma futura colheita dolorosa do que semeamos.
Mas viver em obediência ao Senhor produzirá uma grande colheita de retidão e o fruto do Espírito em nós.
RESPOSTA
Em que parte da vida você carece de autocontrole?
Por que é tão difícil para você entregar isso ao Senhor?
Pense nas áreas em que você já renunciou o controle a Deus.
Qual foi o resultado?
Como lembrar da fidelidade de Deus no passado ajudaria você a entregar ainda mais de sua vida a Ele hoje?